Atualize seu Navegador

Detectamos que você está utilizando uma versão desatualizada do Internet Explorer. Para uma melhor visualização de nosso site indicamos que atualize seu navegador.

Dicas de Criação

Toda criação publicitária leva em conta certos fatores, determinados padrões baseados em pesquisas que ajudam a desenvolver a forma mais eficiente de comunicar um produto ou serviço. Estes fatores são os elementos básicos de toda criação e os padrões são determinados a partir da maneira mais eficiente de usá-los para passar uma mensagem. Conheça um pouco mais sobre esse assunto, antes de iniciar a criação de um Busdoor ou da sua campanha publicitária.

Elementos Básicos
Este guia serve para ajudar você a entender como funciona melhor o processo criativo, para Busdoor. Usar os conceitos mostrados aqui não é garantia de elaborar uma peça publicitária bonita e eficiente, mas não usá-los é ter a certeza de que o resultado não terá uma boa qualidade.

Identificação do Produto
O primeiro passo para criar uma peça de qualidade é identificar de maneira fácil, rápida e clara o seu produto e a sua mensagem.

Cores Vivas
Use, de preferência, cores vivas e vibrantes para dar destaque ao produto e seduzir o seu público alvo. Cores frias ou “sem graça” podem acabar com a força do seu design.

Texto Curto
O tempo que o leitor tem para assimilar a mensagem do Busdoor é muito pouco, devido ao movimento do ônibus. Portanto, procure escrever textos curtos e que passem uma mensagem direta, sem rodeios.

Fontes Legíveis
Para que o texto possa ser compreendido mais facilmente, é importante escolher fontes legíveis. Lembre-se que a mídia está em movimento.

Layout
Um layout bem elaborado deve conter elementos harmoniosos com uma identidade visual única.

Ilustrações Grandes
Dê preferência a layouts com uma única e grande imagem de ilustração.

Fundo Simples
A mensagem se torna mais produtiva quando a cor do fundo está em harmonia com as ilustrações do anúncio.

Cores
Uma das vantagens do Busdoor é possuir uma escala cheia de cores, que pode ser reproduzida de maneira viva e fiel. Um layout com vermelhos, verdes, amarelos e azuis brilhantes podem produzir um excelente resultado visual. Procure usar sempre as cores com grandes contrastes e diferenças de valor (medida do brilho ou da sua escuridão), pois as cores contrastantes são melhor vistas a grandes distâncias. Cores sem contraste se fundem e embaçam a mensagem.

Visibilidade
O busdoor é uma mídia que está sempre em movimento, assim como o seu público-alvo, que geralmente está dentro de carros também em movimento. Por isso, o tempo de exposição da mensagem deve ser considerado. A velocidade media urbana é de aproximadamente 20 a 35 km/h e a exposição mínima para ser considerada razoável e ter um rendimento máximo deve ter entre 5 e 9 segundos.

Legibilidade e tamanho das letras
As letras usadas devem ter um tamanho que permitam sua leitura à distância. Considere usar fontes que se comuniquem, para máxima eficiência. Fontes convencionais são lidas mais rapidamente, por isso utilize fontes de peso médio e evite o contraste extremo entre vertical e horizontal.

Fontes
Evite ao máximo o uso de letras maiúsculas, pois palavras compostas inteiramente por letras maiúsculas tendem a demorar mais do que as palavras com maiúsculas e minúsculas para serem lidas. Outro cuidado que devemos ter é quanto ao afastamento entre as letras de um texto. Um texto muito pouco espaçado tende a se fundir com o aumento da distância. Fontes muito grossas ou muito finas devem ser evitadas. As melhores fontes para o busdoor são as fontes mais simples, pois facilitam a leitura da mensagem. Fontes muito desenhadas ou com contraste excessivo de elementos grossos e finos reduzem demais a legibilidade do texto.