Atualize seu Navegador

Detectamos que você está utilizando uma versão desatualizada do Internet Explorer. Para uma melhor visualização de nosso site indicamos que atualize seu navegador.

Na Mídia

Meio & Mensagem

M&M 797 - CapaM&M 797 - Interno

Passeio lucrativo nos ônibus de São Paulo
Lamarca 3  pesquisa impacto dos anúncios em busdoor.

Os anunciantes interessados no meio busdoor ganham nova ferramenta de marketing na cidade de São Paulo. A Lamarca 3,empresa que atua no setor há 20 anos,desenvolveu uma pesquisa sobre o potencial econômico e o impacto da mídia,com o mapeamento das linhas de ônibus e ruas do município.

Há um ano e meio em processo de elaboração,o levantamento consistiu na criação de um software feito pelo próprio sócio da empresa, Rogério Lamarca,capaz de cruzar estatísticas sobre o perfil dos moradores nas diferentes regiões da capital paulista. Os principais elementos da pesquisa foram a listagem de 72 mil ruas,fornecidas pela Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos, e a divisão dos 99 distritos, segundo critério da Prefeitura. A partir do mapeamento, a Lamarca 3 cruzou as informações com a pesquisa  Brasil em Foco, da Target Pesquisas Serviços de Marketing, que traz dados sobre a divisão de classes sociais nos bairros paulistanos,baseada no censo de 1991 do Instituto Brasileiro de Geografia e EStatisticas (IBGE).Com o resultado, o software calcula o potencial de cada uma das 1,8 mil linhas existentes – em um total de 11 mil ônibus – ,hoje exploradas por sete empresas.

“Decidi desenvolver a pesquisa pela carência de informações que o mercado dispõe sobre o busdoor. É uma forma de os mídias das agencias planejarem com exatidão em quais regiões a sua campanha trará melhores resultados”, explica Rogério Lamarca. Por meio do levantamento, o anunciante pode investir, por exemplo, em linhas da Zona Sudoeste, que tem o maior numero de domicílios.

Como a empresa cobre um total de 1,8 mil ônibus nas zonas Norte, Leste e Sudeste, foi firmada parceria com a concorrente RWB, que tem foco na Região Sul. Sem linhas conflitantes, as companhias indicam clientes entre si.

A ideia do projeto não é criar roteiros especiais, mas facilitar a escolha de linhas pelas agências. De fato, o projeto da Lamarca 3 assemelha-se em formato com o projeto Apolo, da Central de Outdoor, que avalia o potencial econômico e de visibilidade das placas na cidade de são Paulo.

Na pesquisa Mediacross,divulgada em outubro do ano passado pela J.Walter Thompson, a mídia busdoor foi uma das que  apresentaram melhor aproveitamento das mensagens publicitárias. Das 3,2 mil pessoas entrevistadas na cidade de São Paulo para o levantamento,40,7% disseram ter visto anúncios e lembraram do seu conteúdo.

Arnaldo Comin.